terça-feira, 4 de abril de 2017

A IGREJA E A QUESTÃO ECOLÓGICA

Logotipo oficial da CF 2017
A igreja católica já algum tempo tem sido uma voz profética a respeito da questão ecológica. Não apenas tem chamado a atenção para os desafios e problemas ecológicos, como tem apontado suas causas e, principalmente, tem apontado caminhos para sua superação.  As igrejas particulares, comunidades eclesiais de Base, Pastorais Sociais, Semanas Sociais Brasileiras, Fóruns das Pastorais Sociais, o Grito dos Excluídos, muitos de aproximaram do nosso povo para defender seus direitos e para promover a convivência harmônica com o meio ambiente em todo o Brasil.

No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Assim, bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum.

Neste ano a Campanha da Fraternidade Tem como tema:

FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA

Lema: Cultivar e guardar a Criação

Objetivo Geral desta Campanha da fraternidade é, cuidar de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Alguns dos objetivos específicos desta campanha são:

1.    Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas e seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.

2.    Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua historia, suas culturas, seus territórios e seu modo específicos de viver.


3.    Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma que se insere.

4.    Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisas e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.

5.    Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos.

Fonte: Texto base da CF 2017, n.9-10.


*Em breve continuaremos a reflexão sobre a CF 2017.

Um comentário:

  1. Morre frei Liberato, o último dos construtores da Igreja Matriz de Tuntum




    Morreu na manhã desta terça-feira (04), em Bérgamo, Itália, o frade missionário Frei Liberato Giudici. Ele estava há dias internado em estado grave na UTI de um hospital na cidade de Bérgamo.
    Frei Liberato foi por décadas e décadas na Província dos dos frandes Capuchinhos o Grande construtor. São inúmeras as construções que receberam seu esforço e dedicação, como a magnífica Igreja Matriz de Tuntum-MA, onde morou e teve uma atividade religiosa exemplar. Frei Liberato era um autodidata e um eterno apaixonado pela música e pela liturgia. Parte de sua vida foi de dedicação aos pobres, seja nas Casas do Pão que administrou, como no Convento do Carmo, ou nas que construiu, como a da Cohab, em São Luís-MA. Na cidade de Porto Franco-MA, enviou muitos jovens para o seminário e tinha a maior alegria em preparar as ordenações presbiterais de vários sacerdotes daquela cidade.

    A Frei Liberato nossas orações e gratidão, por sua vocação fransciscana-capuchinha e missionária, a nossa Província é fruto da entrega deste nosso irmão. A Frei Luís Giudici, irmão de sangue e de hábito de Frei Liberato, nossos pêsames. Pedimos a todos os Frades que rezem conforme nossa tradição por nosso irmão. São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!

    ResponderExcluir