quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

VÉSPERAS DO 14º INTERECLESIAL DE CEBS: OLHAR PARA A HISTÓRIA PARA OLHAR PARA FRENTE

Nos dias 07 à 11 de janeiro de 2014 as terras do Ceará acolheu os milhares de peregrinos, lideranças representantes das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil. Muitos, especialmente os de fora da grande região Nordeste, fizeram sua primeira experiência romeira na mística do patriarca do Nordeste o Padre Cicero Romão Batista.
O encontro teve a participação de 2248 mulheres, 1788 homens, 72 Bispos, 232 Padres, 146 Religiosos(a), 20 Evangélicos, 35 representantes de outras religiões, 36 representantes de outros países, 75 de povos indígenas, 68 membros da Ampliada Nacional e assessores, incluído equipes de serviços e visitantes, um caldeirão de 5046 participantes.

foto do 13º encontro intereclesial: foto Adriana Costa
Na história dos Intereclesiais, tem como destaque no 13º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, a mensagem do Papa Francisco. O sumo pontífice retomou o Documento de Aparecida que lembra que as CEBs são um instrumento que permite ao povo “chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos” (n.178).
Memórias – “Em Juazeiro do Norte, centro do Catolicismo popular do Nordeste e lugar de peregrinação dos romeiros e romeiras do Padre Cícero, onde realizou-se o 13°intereclesial de CEBs houve uma grande conquista eclesial e do mundo ecumênico, a casa comum, pois a Igreja local assumiu a cultura da nação romeira, sua forma de expressão religiosa e inseriu-se realmente na caminhada deste povo e se colocou a seu serviço. O 13º encontro intereclesial de CEBs resgatou a mística da profecia vivida pelo padre Cícero Romão Batista, o beato Zé Lourenço, a beata Maria de Araújo e de tantos outros beatos e beatas venerados pelo povo do nordeste”.
Magda Melo
Fonte : CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário