sexta-feira, 14 de março de 2025

1⁰ DOMINGO DA QUARESMA: TEMPO DE PROVAÇÃO E CONVERSÃO

Neste primeiro domingo da Quaresma, a Liturgia nos convida a refletir sobre as grandes provações da vida e os desafios que podem nos desviar de nossa missão e vocação. A primeira leitura (Dt 26,4-10) recorda a fidelidade de Deus ao povo de Israel, enquanto o Salmo 90 nos assegura que o Senhor é nosso refúgio e proteção. Na segunda leitura (Rm 10,8-13), São Paulo nos lembra que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Já o Evangelho nos apresenta Jesus no deserto, enfrentando as tentações do diabo (Mt 4,4b).

A celebração na Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis, presidida pelo padre Weberson Costa, foi um momento profundo de espiritualidade e reflexão. O padre ressaltou que Jesus, cheio do Espírito Santo, foi conduzido ao deserto onde foi tentado. Assim como Ele se preparou espiritualmente para enfrentar as tentações, também somos chamados a nos fortalecer neste tempo quaresmal.

Durante 40 dias, enfrentaremos desafios que tentarão desviar nosso olhar do verdadeiro foco: Jesus Cristo. A Quaresma não pode ser apenas mais um período litúrgico, mas um tempo de verdadeira transformação. Para isso, é necessário viver intensamente a oração, o jejum e a caridade, diminuindo nosso ego para que a grandeza de Deus se manifeste em nossas vidas.

O padre também destacou a Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). Como parte desse compromisso cristão, no Domingo de Ramos (13 de abril), será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, um gesto concreto de partilha e amor ao próximo.

Ao final da celebração, antes da bênção final, o padre Weberson fez uma emocionante homenagem às mulheres, reconhecendo sua importância na Igreja e na sociedade.

Que esta Quaresma seja vivida de maneira autêntica e transformadora. Como estamos glorificando a Deus em nossas vidas? Que possamos, como Jesus, vencer as tentações e nos preparar verdadeiramente para a Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário