quarta-feira, 5 de abril de 2017

A QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Logotipo oficial da CF 2017
A Quaresma é o tempo que nos encaminha para a Páscoa. “A liturgia quaresmal prepara para a celebração do ministério pascal tanto dos catecúmenos, fazendo-os passar por diversos degraus da iniciação cristã, como os fiéis que recordam o próprio Batismo e fazem penitência”.¹  É um tempo em que fazemos caminho para a páscoa, motivados pela Palavra e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando a oração, o amor a Deus e a solidariedade fraterna.
“Convertei-vos e crede no Evangelho”! A Quaresma é um tempo forte de penitência e de mudança de vida (metanóia), que nos insere no mistério de Cristo, que se traduz da retomada do rumo de Deus, segundo a imagem da parábola do filho pródigo. Conversão que possibilita o retorno da dispersão para a nascente inesgotável da vida, que é a Páscoa de Jesus. Neste Horizonte a Igreja reza; “Dai-nos, no tempo aceitável, um coração penitente, que se converta e acolha o vosso amor paciente”.²  
O insistente apelo à penitência e conversão não se apresenta da dinâmica da “Tristeza”, mas de uma “sóbria alegria”, alimentada pela esperança. “Vós concedeis, Senhor, aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa”.³ Quaresma é tempo de conversão, por isso tempo de intensa alegria. Alegria, porque iniciamos nossa caminhada rumo a Páscoa do nosso Salvador Jesus. Se, por um lado, a recordação do sofrimento de Jesus com sua morte na cruz produz em nós uma dor, a Ressurreição nos traz a certeza da vitória e a Quaresma passa a ser um tempo de alegria, pois nos aproxima de Deus e dos nossos irmãos.

A Quaresma, isto é, quarenta dias, é um tempo de graça e de bênção, marcado pela escuta da Palavra de Deus; de reconciliação com Deus e com os irmãos. Tempo de oração, de jejum como disponibilidade, entrega e docilidade à vontade do Pai; de partilha de bens e de gestos solidários, de atenção misericordiosa com os pobres e necessitados.

Fonte: texto base da CF 2017, n.17-18.

*Em breve continuaremos a reflexão sobre a CF 2017.
­­_______________________________________________________________
 1. Normas Universais do Ano Litúrgico e do Calendário Romano Geral, n. 27.
 2. Hino de Laudes.
. 3. Prefácio da Quaresma n, 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário