Na manha do dia 28/12/2024 na paróquia Santa Rita de Cassia e São Francisco de Assis, realizou-se a primeira formação forânea: Capacitação da Campanha da Fraternidade. O evento reuniu representantes de algumas comunidades paroquiais, como: Paróquia Santuário (santa luzia), Paróquia Transfiguração (Bom jesus das Selvas), Paróquia Santo Antônio (Santa Inês) Paróquia São Francisco de Assis (Alto Alegre), Paróquia São Pedro apostolo (Pindaré) e Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis (Buriticupu). Com o objetivo de preparar articuladores para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025. Nesta formação foi apresentado o cartaz da campanha da fraternidade com o tema: Fraternidade e Ecologia integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). A CF 2025 pretende incentivar ações voltadas para a preservação ambiental e o cuidado com a criação. Esta formação foi ministrada pelo Seminarista Rafael. No primeiro momento foi abordado os elementos da identidade visual. Onde a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. O mesmo relatou a figura de São Francisco de Assis. Onde encontra-se em destaque no cartaz. São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.
Em seguida abordou-se um pouco de cada elemento mostrado na imagem do cartaz: A cruz, a natureza, a cidades, e a colagem. Foi abordado também sobre os objetivos gerais da CF: Como promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra. Participou também desta formação os Padres Nelcino, Valadares, Ribamar, Francinaldo, e o diácono Fernando, eles participaram das discussões, que seguiram a metodologia VER-ILUMINAR-AGIR, proporcionando uma análise crítica e aprofundada sobre a ecologia integral, conectando-a aos princípios da fé cristã e em sintonia com as orientações do Papa Francisco.
Esta formação foi uma preparação para a CF 2025, ressaltando o compromisso da Igreja em promover a reflexão e a conscientização ecológica e incentivando ações transformadoras em todo o Brasil.
Fotos: Pascom Diocesana
Nenhum comentário:
Postar um comentário