Hoje a igreja celebra a festa do batismo do Senhor. E assim, iniciamos oficialmente o chamado tempo comum, o tempo em que vamos vivenciar a missão de Jesus, que iluminará a vivência da nossa fé ou seja da graça do nosso batismo.
A bíblia nos diz que, durante o batismo de Jesus o céu se abriu e hoje uma revelação " Tu és o meu filho bem amado" e após receber o batismo Jesus inicia sua missão combatendo as forças do inimigo que tenta colocar em dúvida a sua filiação " se tu és filho de Deus".
Atualmente, é comum ver pessoas religiosas de diferentes igrejas discutindo sobre quantidade de água para batizar e se o batismo deve ser feito na igreja, o rio, piscina ou mar, com qual idade ou qual a quantidade de palestras ou cursos. Estes debates muitas vezes é uma fuga da questão central: COMO VIVEMOS A FÉ CRISTÃ? somos seguidores de um rito, de uma uma tradição ou seguidores de Jesus ?que não batizou ninguém, VIVEU O AMOR e pagou caro por isso. O rito do batismo, a tradição do batismo deve ser a expressão do compromisso daqueles que adotaram viver segundo o estilo de Jesus: acolhedor, misericordioso, sem julgar o outro, partilhando e dando a sua vida para que o outro tenha vida.
Meus irmãos e irmãs, a palavra de Deus quer nos ensinar que a vida cristã é difícil, mas aquele e aquela que acolheu o amor no seu coração vence a tentação da ganância, do orgulho e da presunção de ser melhor que os outros. A falsa religiosidade é movida por sentimentos de prepotência, de vaidade e sede de poder.
O batismo do Senhor foi vivido na simplicidade, na humildade, no serviço e na vida fraterna. Peçamos ao Senhor que hoje e sempre possamos viver a graça batismal que nos o dom da filiação divina com os mesmo sentimentos de Jesus Fl 2,5-10.
Pe. Antonio Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário